mercoledì 5 dicembre 2007

ISTRUZIONI PER L'USO: CARNEVAL DI SALVADOR BAHIA

Meu 1º Carnaval

Se você é folião de primeiro Carnaval, tire aqui suas dúvidas sobre a maior festa de rua do planeta!

Como é o Carnaval da Bahia?
A Bahia é a terra da música, dos ritmos e da alegria. O Carnaval da Bahia é hoje o maior evento popular do planeta. Reúne cerca de 2 milhões de pessoas por dia, que se divertem ao som dos trios elétricos, bandas, batucadas e blocos.

O Carnaval baiano é um gigantesco festival de música ao ar livre. Durante 6 dias, os blocos e as suas atrações fazem mais de 10 horas de shows diários, atraindo multidões dentro e fora dos blocos. Difícil descrever a grandiosidade desta festa de participação eminentemente popular. Melhor mesmo é senti-la de perto, é fazer parte desse universo de opções.

Os principais circuitos do carnaval
O Carnaval de Salvador é uma festa tão grande que teve de ser dividida para comportar tanta alegria! A festa ocorre em vários pontos da cidade, se concentrando nos circuitos Dodô e Osmar. O Corredor da Vitória liga os dois circuitos.


Circuito Osmar (Avenida)
Este é o trajeto mais antigo, por isso é conhecido como tradicional. Os blocos se concentram no Corredor da Vitória e de lá partem percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro até o Hotel da Bahia.

Durante os 6km percorridos em cerca de 6 horas, o folião passa por pontos turísticos da cidade, como o Relógio de São Pedro, o Forte de São Diogo e a Praça Castro Alves.

Circuito Dodô (Barra/Ondina)
Como foi criado mais recentemente, este percurso é conhecido como alternativo. Os blocos se concentram em frente ao Farol da Barra, onde começam o desfile seguindo pela orla marítima de Salvador até o bairro de Ondina.

O percurso de 4km é feito em média em 4 horas à beira-mar, o que torna o desfile mais agradável e tranqüilo.

(Clique no mapa para ver ampliado!)


Blocos
Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta uma atração da música baiana.
Clique aqui e conheça nossos Blocos!


Trio elétrico

Trio Elétrico
O trio elétrico é um palco andante montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Carro de apoio
Carro de apoioO carro de apoio, como o próprio nome diz, oferece uma estrutura e serviços de apoio ao Bloco, tais como:
Bar e lanchonete
Sanitários
Posto de atendimento médico
Espaço vip*

* Alguns blocos disponibilizam para venda o chamado Abadá VIP, que dá acesso à parte superior do carro de apoio, com vista privilegiada para o desfile, banheiros exclusivos, atendimento vip e alguns ainda oferecem fichas de bebida.

Abadá
AbadásO abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada Bloco. O abadá funciona como a marca de uma tribo que se reconhece, se reúne e celebra o Carnaval. Cada Bloco desfila com um abadá diferente para cada dia de folia e possui um símbolo de segurança próprio.

Camarotes
Os Camarotes são estruturas fixas na qual o folião pode curtir a festa com maior conforto. A estrutura dos Camarotes pode variar, mas todos contam com uma ampla varanda de onde é possível acompanhar não só uma, mas todas as atrações durante o dia escolhido. Além disso, todos contam com sanitários, praça de alimentação, boate e lounge.

O acesso aos Camarotes é feito com camisa e pulseira, diferentes para cada dia. Em alguns casos, há diferenças entre o masculino e o feminino.

Clique aqui e conheça nossos Camarotes!

Folião Pipoca
O folião pipoca curte a festa sem pagar pelo abadá, mas não conta com a comodidade e a segurança que a estrutura dos blocos disponibilizam. Como a concentração de gente é muito grande, os foliões pipoca têm que dividir o espaço com a multidão, além dos vendedores ambulantes.

Dicas
O Carnaval de Salvador conta com mais de 100.000 pessoas trabalhando só para promover a segurança dos milhares de foliões. Apesar disso, alguns cuidados nunca são demais:
Ande apenas com o necessário: leve dinheiro trocado e suficiente para suas despesas durante o dia. Nada de jóias, objetos de valor, máquinas fotográficas ou filmadoras, cartões de crédito ou talões de cheque
Leve um documento de identidade, mas evite levar o passaporte
Tenha em mãos o endereço e o telefone do local onde está hospedado
Vá de tênis ou algum outro calçado confortável
Procure andar em grupo e evite sair do Bloco ou do Camarote
Caso precise sair do Bloco ou do Camarote, aguarde a passagem do trio elétrico e saia em grupo
Se for dirigir, não beba e se beber, não dirija: vá de táxi
Durante o dia, passe bastante protetor solar
Alimente-se bem, mas com comidas leves (de preferência carboidratos)
Beba bastante líquido, principalmente água

Nessun commento: